Menu fechado

Vol. 08, nº 02- 2021

Periodicidade: Bimestral

Cardiologia Veterinária em Foco - volume 8, nº 02- 2021 •Editorial

Veterinária em foco, rumo à valorização profissional!
Como sabem, a revista Medicina Veterinária em foco abrange oito especialidades da veterinária, uma delas, a Anestesia, UTI e Emergência em foco. Na edição 8 dessa revista, trazemos em nossa capa uma entrevista sobre o uso da anestesia no passado, no presente e apontamos algumas previsões feitas por nosso entrevistado, o Dr. Rodrigo Luiz Marucio, um dos poucos especialistas em anestesiologia do Brasil, para o futuro da anestesiologia. Menciono essa entrevista no editorial geral das revistas, pois nela, foram tratados temas que interessam toda a classe. Não só pela Anestesia Veterinária fazer parte da rotina clínica de todo veterinário especializado ou especialista – que precisa contratar esse serviço para cirurgias e outros procedimentos. Mas também, porque na entrevista, fica evidente a urgência de se promover o reconhecimento da veterinária como um todo. A imagem de que o veterinário é um bom samaritano que ama animais e deveria trabalhar de graça pela causa que defende, infelizmente, ainda está presente na sociedade. Claro, a profissão de veterinário é sim, nobre e exige dom. Não basta apenas amar os animais. Não à toa existem várias frentes de atuação para quem quer auxiliar animais. Nem todo amante de bicho se torna veterinário, até porque, se tornar veterinário exige dedicação, capacitação, estudo, equilíbrio emocional, enfim, uma infinidade de aptidões, pré-requisitos e etapas de aprendizados que são inerentes a esse profissional, tão necessário e ao mesmo tempo, ainda tão desvalorizado. Fica aqui então o convite para todos os que acompanham nossas publicações, a leitura dessa entrevista que traz temas tão importantes para a classe veterinária.

Samia Malas
Jornalista responsável

Confira nesta edição:

Capa

Doença Mixomatosa Valvar Mitral – Aspectos Ecocardiográficos

A doença mixomatosa valvar mitral (DMVM) é uma cardiopatia de caráter degenerativo da valva mitral, sendo comumente observada em cães idosos de pequeno porte.

Rotina clínica

Cardiomiopatia hipertrófica em felinos domésticos: revisão de literatura

A hipertrofia cardíaca é uma alteração caracterizada pelo aumento do músculo cardíaco (miocárdio). Essa alteração pode ser primária ou congênita, denominando-se cardiomiopatia hipertrófica felina (CMH) ou secundária a outras doenças, como no caso das estenoses valvares, hipertireoidismo, entre outras.

Planejamento

Revista-anestesia-emergencia-uti-veterinaria-em-foco-comunicacao-para-veterinario-260x352

Por que a comunicação é tão importante para a Veterinária?

É de senso comum que profissionais da área de saúde tendem a ter lacunas em temas como gestão de negócios e comunicação

Expediente

A Revista Cardiologia Veterinária em Foco é um periódico on-line de periodicidade bimestral que objetiva divulgar material científico na especialidade de cardiologia  em animais. O seu conteúdo aborda os diversos temas inerentes à especialidade, com conteúdo selecionado e gerenciado por profissionais da área, visando a publicação de informações que contribuam para divulgação inovações na área e promover educação continuada dos leitores. Após a avaliação dos revisores científicos, poderão ser aceitos para publicação trabalhos de pesquisa, relatos de casos e revisões de literatura na área. Acreditamos que este periódico possa ser uma ferramenta importante para o crescimento da especialidade, disponibilizando constantes atualizações para nossos leitores.

Diretora: Natália Miranda
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656
REDAÇÃO:  Samia Malas (redacao.editora@gmail.com)
ARTE: Nayana Figueiredo
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Suzana Oliveira Morgado
COMERCIAL: Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera –  19 98360-0517  – anuncie.editora47@gmail.com

CENTRAL DE ASSINANTES
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br

O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica. Não podemos ser responsabilizados pelo abuso ou má aplicação do conhecimento compartilhado nessa revista. É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.

A revista Medicina Veterinário em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622

Periodicidade: Bimestral
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-6501

Envio de artigos:

Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.